revisão

Atualizações do Plano Diretor podem começar já neste ano

Maurício Araujo

O desenvolvimento econômico de qualquer cidade passa pelo planejamento urbano, e, dessa forma, o instrumento de maior relevância para sua viabilidade é um plano diretor atualizado e atrativo aos empreendedores. Pensando nisso, a Comissão Especial para estudar, analisar e propor alterações na Lei Orgânica, no Plano Diretor, no Código de Posturas, no Código de Obras, no Zoneamento, no Uso e Ocupação do Solo e no Código de Edificações do município da Câmara de Vereadores propôs, para esta quarta-feira, uma reunião pública. O tema tem sido pautado por diversas lideranças no Legislativo e no próprio Executivo.

Prefeito Pozzobom promete licitação do transporte coletivo até o fim do ano

O estopim para o ressurgimento da demanda surgiu ainda na discussão de alterações no Plano Diretor, no Bairro Caturrita, que autorizou mudanças para permitir a construção de prédios verticais mais altos para uma futura vila militar, ligada à Escola de Sargentos das Armas (ESA). No entanto, o assunto teve desdobramento, já que há o entendimento de que é preciso mexer no Plano Diretor para criar ambiente aos empreendedores trabalharem sem os entraves burocráticos.

COMISSÃO

A última atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial foi feita ainda em 2018. Com a intenção de acelerar este processo e já atualizar o que for possível ainda neste ano, a prefeitura de Santa Maria criou uma comissão interna, liderada pelo Instituto de Planejamento (Iplan) e Gabinete do Vice-prefeito, e apoiada por técnicos das secretarias de Licenciamento e Desburocratização, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.

De acordo com o vice-prefeito, Rodrigo Decimo (PSL), que tem sob seus ombros a meta de desburocratizar o poder público e impulsionar o desenvolvimento, o grupo foi formado ainda na semana passada para revisar a lei. Algumas demandas já podem ser atualizadas em 2021, como áreas urbanas na Região Sul já consolidadas e algumas alterações no perímetro urbano.

Motoristas devem ficar atentos a dois trechos no trânsito

- Com certeza temos que evoluir a legislação, torná-la mais dinâmica e adequada à realidade. Estamos trabalhando internamente para viabilizar as demandas, conversando com as entidades e a Câmara para avançar no que for possível - destacou Decimo.

DESATUALIZAÇÃO

Um dos vereadores mais atuantes no tema, e que preside a Comissão Especial, Tubias Callil (MDB), ressalta que um plano desatualizado deixa a cidade menos competitiva, espantando possível investidores, e, consequentemente, empregos e rendas. O secretário cita que é preciso discutir e melhorar o plano para viabilizar investimentos em zonas que não é possível empreender, o que gera vazios urbanos.

- O Plano Diretor tem que ser atraente. Temos que debater a expansão urbana, as modificações de índices, a verticalidade em algumas zonas que hoje não se pode ter edificações. A cidade precisa voltar a ser forte na construção civil. Temos que mexer no plano. Curitiba, por exemplo, atualiza uma vez por ano, e Santa Maria segue trancando os empreendimentos e quem quer investir aqui.

As demandas reunidas na Reunião Pública serão entregues ao Executivo municipal.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jorge Pozzobom testa positivo para o coronavírus pela segunda vez Anterior

Jorge Pozzobom testa positivo para o coronavírus pela segunda vez

Prefeito Pozzobom promete licitação do transporte coletivo até o fim do ano Próximo

Prefeito Pozzobom promete licitação do transporte coletivo até o fim do ano

Política